domingo, 12 de fevereiro de 2012

MAIS UMA VEZ A CIÊNCIA COMPROVA

Os benefícios de correr. Desta vez, foram os pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), coordenados pelo especialista em envelhecimento 
James Fries. Eles realizaram um estudo com 500 corredores, todos na faixa etária de 50 anos. Após duas décadas de pesquisa,
 os resultados divulgados comprovaram que a corrida, quando praticada regularmente, diminui a propensão de complicações de saúde e o risco de morte súbita, além de aumentar a expectativa de vida.

Fries e equipe indicam a corrida como “uma das atividades mais adequadas para reduzir o processo de envelhecimento”. Além de oxigenar as células, principalmente as cerebrais, o exercício aeróbico tem ação antioxidante, “funciona como se fosse um produto antiferrugem para o organismo, tornando músculos e tecidos em geral mais flexíveis e resistentes”.
O estudo ainda mostra um dado curioso: no início os atletas corriam em média 4 horas por semana, duas décadas depois o volume foi diminuindo aproximadamente 76 minutos/semanais. Mesmo assim, os resultados para a saúde eram satisfatórios e superiores aos obtidos pelos indivíduos sedentários que faziam parte do grupo de controle da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário